Um palhaço para amolecer o asfalto

Um palhaço para amolecer o asfalto

2 de maio de 2016 0 Por Meire Ramos

2105-CircoNavegadorO calçadão de Morato abrigará diversas atividades do nosso festival Oxandolá, convidando os transeuntes a respirar a arte em meio ao turbulento centro da cidade.
No dia 21 de maio receberemos neste espaço o Circo Navegador, que vem direto de São Sebastião! O grupo pesquisa a linguagem do circo e teatro desde 1997, e fará o lançamento de sua revista “Figurinha: o palhaço sobre rodas”, que homenageia Nelson Garcia, o palhaço Figurinha. A criação da revista é um tributo também a todos os palhaços e ao circo, descentralizando suas histórias, e fazendo com que o leitor descubra um novo olhar sobre sua realidade e sobre si mesmo.
Nesta noite também, o ator Luciano Draetta, apresentará o resultado de sua pesquisa de mais de 20 anos como palhaço, com “Notícia Para Embrulhar Peixe”. Dirigido por Roberto Rosa, o espetáculo recria cenas clássicas do palhaço de circo, adaptadas e contextualizadas aos nossos dias. Nesta obra um vendedor de peixe excêntrico, anarquista e bufão, convoca o público a rir e refletir sobre a realidade contemporânea.
Por meio de metáforas visuais e de uma narrativa não linear, a peça transita livremente entre vários temas, que levam a plateia a uma viagem lúdica, livre dos limites da racionalidade.

Sinopse
O Vendedor de Peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas de jornal, que são usadas pra embrulhar seu produto: o peixe. De maneira bastante ácida o personagem denúncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle. O Palhaço Surubim, dá vida a objetos e recria ambientes e situações a partir de sua imaginação, conduzindo a plateia até a cena do “homem cortado ao meio”, por meio de uma metáfora visual que denúncia os conflitos humanos.

Quando? 21 de maio
O que? 18h – Lançamento da revista “Figurinha: o palhaço sobre rodas”|20h – Espetáculo teatral “Notícia para embrulhar peixe”
Onde? Praça Juvenal Hartmman, em frente a estação da CPTM, centro de Francisco Morato.