Meu, seu… É o nosso território CONPOEMA!

Meu, seu… É o nosso território CONPOEMA!

21 de abril de 2016 0 Por Mariana Moura

[columns]
[column size=”1/2″]
slide-territorios2016O nosso território de atuação foi fortalecido e ampliado neste ano de 2016, graças a contemplação do nosso projeto Território CONPOEMA no ProAC e a parceria permanente dos coletivos artísticos que integram o FLIGSP (Fórum de artes e políticas públicas – Litoral, Interior e Grande São Paulo), dentre outros artistas de todo estado que colaboraram conosco trazendo seus trabalhos para compartilhar com nossa comunidade. Tivemos uma vasta programação cultural, atendendo gratuitamente a população da região, com espetáculos artísticos, atividades para infância e juventude, além de oficinas e workshops. Receberemos, até o fim do ano, o total de 24 atividades, de 18 grupos diferentes, nas linguagens de teatro, circo e música, na programação do “CONPOEMA Recebe…”.

Através do projeto Território CONPOEMA, desejos antigos puderam sair do papel, como o laboratório de produção cultural, que permitiu que compartilhássemos a nossa experiência com projetos, e também nosso modo de ver a realidade, possibilitando a troca entre fazedores de cultura e a multiplicação do conhecimento. Pudemos nos aventurar, sonhar e criar novas ações, como o Cantinho CONPOEMA de leitura e brincadeiras, que transformou a realidade do bairro da Vila Suíça, aberto diariamente, se transformando em extensão dos quintais das crianças, que passam as tardes imaginando um novo mundo e exercitando a criatividade. As atividades de incentivo a produção literária, que tomam cada vez mais espaço das nossas ações, e apontam uma importante direção, foram importantes ferramentas de diálogo com a comunidade. Com o Sarau acontecendo em Morato, e o Slam acontecendo em Franco, pudemos conquistar um importante espaço de fala, onde o pensamento da nossa gente está sendo transmitido, e as nossas raízes sendo entoadas e valorizadas.

[/column]
[column size=”1/2″]
Pudemos durante este ano, garantir o funcionamento do nosso espaço físico, com orçamento para manutenção do espaço e para pagamento da equipe envolvida, e divulgação, além de contribuir com a valorização dos artistas locais, oferecendo ajuda de custo aos grupos e artistas que compuseram a nossa programação.
É imensurável o resultado real que o projeto Território CONPOEMA alcançou com estas atividades, mas é fácil notar o aprofundamento das relações estabelecidas com nossa comunidade, percebemos a cada novo dia de atividade, novos rostos que se misturam a rostos que resistem e insistem em estar nas ruas, poetizando, sorrindo e se unindo a seus pares. Sentimos novas mãos que vem conosco cirandar, que se dispõem a compartilhar seus saberes, que se oferecem em estar em nossa casa ministrando oficinas, fazendo mediações de conflitos, apresentando suas obras, e que espalham nosso trabalho por onde passam. Hoje nos reconhecemos, e sabemos que também somos ponto de referência, reconhecimento, e reflexo dos moradores da nossa região, isso é muito gratificante e nos revela diariamente a importância de estarmos aqui, resistindo. E não haverá números que serão capazes de expressar o significado dessas vivências!
Nosso carinho e agradecimento a todos e todas que contribuíram para a realização deste projeto, e a todas as pessoas que compareceram às atividades. Somos o que somos e estamos onde estamos, por esta troca, pelo encontro com cada um que cruzou nosso caminho. Continuem acompanhando nossas atividades de 2016 e que em 2017 tenhamos ainda mais ousadia e coragem para enfrentar a realidade que se desenha. Vamos juntos!

Mais informações: 4488-8524.
[/column]
[/columns]
[responsive-flipbook id=”território_conpoema_|_programação_nov|dez”]