Casa cheia de livros, crianças e sonhos.

Casa cheia de livros, crianças e sonhos.

11 de abril de 2016 1 Por Meire Ramos

(19)O Espaço CONPOEMA é uma pequena sala cultural no bairro da Vila Suíça, em Francisco Morato, mas milagrosamente ele consegue expandir seu tamanho para abrigar cada vez mais ações e pessoas.
Ano a ano, e lá se vão 07, ele vai se moldando conforme as propostas dos coletivos e artistas da Associação e claro, pelo que enxergam e desejam para essa comunidade.
Neste sábado, ele ganhou oficialmente mais uma nova função, após meses de preparo, confeccionando estantes, coletando e catalogando livros, com ajuda de muitos parceiros que disponibilizaram tempo, e também fizeram doações de exemplares em ótimo estado, a nossa biblioteca comunitária foi inaugurada, o Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras, foi proposto ao ProAC, e marcou o início da execução do nosso projeto Território CONPOEMA.
A comunidade do bairro foi convidada durante a semana, e logo bateu na nossa porta para saber como era essa tal biblioteca, essa nova possibilidade para onde levar os filhos.
Mais um sonho se materializou, e a nossa casa, cheia de livros, se encheu também de alegria. As arte-educadoras Silvia Sapucaia e Shirla Pereira receberam o público, e junto a algodão-doce e pipoca, mediaram leituras e brincadeiras, que integraram os pequenos e seus familiares ao espaço. Logo eles estavam a vontade, e após experimentar, cada um foi descobrindo o que mais gostava, uns aproveitavam as almofadas para ler os gibis, outros gostavam mesmo era de jogar os jogos em grupo, alguns bamboleavam pela sala, desenhavam, e se divertiam muito.
No fim da tarde, o espaço recebeu convidados especiais que contaram história e também fizeram apresentações circenses. O grupo “Os trapaceiros” encantaram os pequenos com suas incríveis acrobacias, e ganharam a atenção e muitas gargalhadas ao contar histórias inspiradas nos dervixes, o povo turco que pratica uma dança rodopiante.
Nossa casa estava em festa, cheia de crianças por toda parte, da maneira como sempre quisemos que ela estivesse.

[slideshow_deploy id=’12174′]

(18)A noite já vinha, e os presentes foram convidados a participar, muitos pela primeira vez, do nosso Sarau, e ficaram, ansiosos pelo que viria a seguir.
Assim que começaram as inscrições, ficamos surpresos com a vontade dessas crianças em participar, não precisou muito para que logo eles fossem tomando seu espaço no palco e microfone.
Deu-se um sarau incrível, renovado pela alegria contagiante daquela gente pequenina, que tinha tanto a nos dizer. Escolhiam poesias, que em suas bocas ganhavam maior significado, cantavam, dançavam, e nos lembravam como é importante vivenciar cada instante da vida com toda a nossa energia. “Sê todo em cada coisa”. Ora iam sozinhos, ora iam em grupo, para cantar ou ler uma poesia, e como riam, como numa grande brincadeira. Sorrisos lindos, de quem tá descobrindo um novo prazer.
Os adultos emocionados em compartilhar aquele espaço com os mais novos, também fizeram grandiosas apresentações, numa vontade de passar o que tinham de melhor, fazendo daquela noite uma deliciosa experiência.

[slideshow_deploy id=’12212′]

E como a maioria mora pertinho, o Sarau CONPOEMA rolou até tarde, mas com certeza se fosse pela criançada, essa brincadeira não teria acabado, não.
Que esse nosso Espaço CONPOEMA seja a extensão da casa dessas famílias, que elas se apropriem cada vez mais, e que transformem junto conosco este espaço, conforme as suas necessidades.

O Cantinho CONPOEMA de leitura e brincadeira, será realizado de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, na Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça. Venha conhecer a nossa biblioteca e traga os filhos, sobrinhos, ou amigos para mergulhar nos livros.

Mais informações: 4488-8524
A participação é totalmente gratuita.

A realização de todas as ações citadas é da Associação Cultural CONPOEMA, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.