Morato ganha espaço dedicado à leitura, na Vila Suíça!

Morato ganha espaço dedicado à leitura, na Vila Suíça!

1 de abril de 2016 0 Por Fabia Pierangeli

Sarau-1604-3Desde junho de 2009, na Avenida São Paulo, no número 965, na Vila Suíça, na cidade de Francisco Morato, funciona um espaço cultural, mantido de forma independente, que abriga algumas iniciativas culturais que, desde então, movimentam o calendário cultural de nossa cidade e região. A princípio com o nome de Espaço Girandolá, servia como sala de ensaios do Teatro Girandolá e logo no início de 2010 passou a funcionar também como escritório coletivo de produção cultural, onde um grupo de produtores passaram a desenvolver seus trabalhos ligados ao teatro, a literatura, a produção jornalística e a formação cultural. Além de sala de ensaios, o espaço passou a ser um pólo de produção e formação cultural, abrigando, além de ensaios de teatro, o desenvolvimento de atividades culturais formativas e a produção do Informativo Ôxe!. Foi nesse espaço também que nasceu a Associação Cultural CONPOEMA, que em 2012 veio pra agregar tudo o que já vinha acontecendo dentro dele e reverberando por toda a nossa região.
Em 2015, esse espaço foi reformado, passou a se chamar Espaço CONPOEMA e virou a sede oficial da nossa associação. De 2009 pra cá, o espaço só foi ampliando sua capacidade de realização e nesse ano de 2016, além de todas as atividades que já acontecem nele, ele vai passar a abrir suas portas diariamente, das 13 às 18h, através do Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras, um ponto de leitura, que hoje conta com mais de 1.000 títulos para empréstimo nas áreas de literatura infantil, literatura juvenil, romance, ficção, arte e cidadania, coordenado pela arte educadora Silvia Sapucaia e que terá como foco principal o desenvolvimento de atividades de incentivo a leitura para crianças e jovens da nossa comunidade. Nosso espaço terá suas atividades potencializadas porque escrevemos o projeto “Território CONPOEMA” e fomos contemplados pelo Proac, projeto do Governo do Estado de São Paulo, que proporcionará uma verba para manutenção das nossas atividades. O Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras faz parte desse projeto.(41)

Ao longo de quase uma década de nossa trajetória, recebemos inúmeras doações de livros de pessoas que acreditavam que nós podíamos fazer algo com eles. Fomos recebendo os títulos e ano após ano, eles iam se multiplicando… quando nos demos conta, já eram mais de um milhar. Não teve jeito, tivemos que escutar nossa vocação e pensar num projeto pra disponibilizar todo esse rico material.
A inauguração do Cantinho CONPOEMA de Leitura e Brincadeiras será no dia 9 de abril, às 18h e fará parte da programação do Sarau CONPOEMA. Daremos início a inauguração às 18h com uma contação de histórias, com os contadores Marcelo Paixão e André Arruda e na sequência, às 19h, abrimos os microfones para mais uma noite de celebração à palavra em nosso já tradicional Sarau CONPOEMA, que acontece religiosamente todo segundo sábado do mês, no Espaço CONPOEMA.
Venha comemorar mais esse feito com a gente!!! A entrada é gratuita e a alegria, sempre garantida!!!
O Espaço CONPOEMA fica na Av. São Paulo, 965, Vila Suíça, Francisco Morato, SP. Tel: 4488-8524