Novos olhares para um novo ano

Novos olhares para um novo ano

18 de dezembro de 2015 0 Por Meire Ramos

juquerydez2015Ontem, dia 17, aconteceu mais uma apresentação do “Juquery: memórias de quase vidas”, do Teatro Girandolá, na Casa de Cultura de Franco da Rocha. Depois de circular por diversas cidades e passado por festivais da Grande São Paulo e Interior Paulista, e após inúmeras conversas entre os membros do grupo e cerca de 2 meses em sala de ensaio, o Girandolá apresentou um novo trabalho, modificado através dos olhares e depoimentos de amigos e debatedores.
Assim como mencionaram alguns espectadores no bate-papo no fim da apresentação, para aqueles que já conheciam a obra, fica perceptível que o espetáculo aumentou seu grau de desordem, deixando também algumas cenas mais pesadas em suas interpretações, além disso, algumas fusões foram propostas, em que cenas anteriormente existentes se diluíram entre outras, só percebidas agora pelos espectadores mais próximos aos atores que as representam. Cada um que está na plateia, tem a possibilidade de vivenciá-lo de maneira diferente, e de conhecer mais profundamente o universo de um ou outro personagem de acordo com sua posição no espaço. O espetáculo que já era interativo, ganhou ainda mais momentos para que ator e personagem se descubram durante o seu decorrer. Assim também é possível que a plateia vá assistir o “Juquery” por diversas vezes, e a cada dia descubra algo novo, como disseram também no bate-papo. A possibilidade de trabalhar com o teatro colaborativo e autoral é de se ter um trabalho sempre vivo e em constante mudança, que nos coloca em desafios, mas também nos proporciona a tranquilidade em repensar nossos caminhos e escolhas estéticas.

Que seria de nós se mudássemos ano após ano, fossemos envolvidos por novos acontecimentos, por novas experiências e novas discussões, e continuássemos a fazer os mesmos espetáculos?

[slideshow_deploy id=’10661′]

A troca com o público foi mais uma vez emocionante, os Francorrochenses e a população da região sempre recebem o espetáculo e o grupo com muito afeto e respeito, e nos deixam muito felizes ao perceber que não importa quanta vezes apresentemos na cidade, sempre haverá alguém interessado em conhecer ou rever o nosso trabalho, interessado em conhecer a história da cidade, interessado em desconstruir os preconceitos e colaborar com seus depoimentos com a nossa pesquisa.
Essa foi a última apresentação do grupo no ano de 2015, e fechou nossos trabalhos com uma energia muito forte, mostrando a potência do teatro nessa cidade-dormitório, que já desperta o desejo de tantas pessoas em, mesmo após enfrentar um dia de trabalho, ou com a necessidade de ficar por algumas horas esperando o ingresso, sair da condição de homem-máquina, de homem programado, para voltar a se sensibilizar, para questionar e discutir a sociedade com sua comunidade.
Nosso muito obrigado a todos que prestigiaram nosso trabalho, a todos que deram seus depoimentos, e a todos os abraços calorosos. Nossas sinceras desculpas, a todos que saíram de suas casas, em especial aos que moram em outras cidades, e não conseguiram entrar devido ao limite de lugares. Ficamos realmente tristes cada vez que vemos que alguém ficou de fora, mas sempre nos preocupamos em fazer bastante apresentações na cidade, e até temporadas, para que mais pessoas possam ter acesso a ele.
Esperamos a compreensão de todos, e garantimos que ano que vem realizaremos mais apresentações em Franco da Rocha.
Que o 2016 de todos vocês seja repleto de muita saúde e amor! Estaremos juntos mais uma vez! Força pra nós!

As nossas férias coletivas serão de 20 de dezembro à 10 de janeiro.
Bom fim de ano a todos!