Informativo | Fevereiro de 2009

1 de fevereiro de 2009 0 Por Gilberto Araujo
I n F O r M A T I v O CuLtUrA MOrATo Nº 01/09

01 de fevereiro de 2009

O INFORMATIVO CULTURA MORATO é uma iniciativa surgida no ano passado e neste ano terá sua continuação com uma novidade: o Teatro Girandolá, grupo moratense, é que cuidará da sua produção e divulgação. Enviem sugestões para compor as edições, que além de divulgar a atividade artístico-cultural em Francisco Morato e região, também trará produções artísticas como poemas, fotografias e desenhos, além de entrevistas com pessoas ligadas à área cultural. Mandem suas sugestões pelo e-mail dubarto@yahoo.com.br.
______________________________________________________
ZEZINHO BRESSANE CONCEDE ENTREVISTA AO CONSELHO DE CULTURA E ASSINA TERMO DE COMPROMISSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA CULTURAL NA CIDADE.

Ao final da campanha eleitoral que elegeu o candidato Zezinho Bressane como prefeito da cidade de Francisco Morato, o Conselho Municipal de Cultura realizou uma ação envolvendo todos os candidatos: procurou os interessados ao cargo para conceder uma entrevista a respeito das suas intenções para a área da cultura. O vídeo do candidato eleito Zezinho Bressane, do PT – Partido dos Trabalhadores, assim como o Termo de Compromisso assinado nesta ocasião, que atesta a sua intenção de comprometimento na construção democrática da Política Cultural, pode ser conferido abaixo. E para ler o Termo de Compromisso na íntegra clique aqui.




No próximo Informativo publicaremos a entrevista com o prefeito Zezinho Bressane concedida ao Teatro Girandolá e ao Conselho Municipal de Cultura já no ano de 2009. Acho que já deu pra perceber que estamos bem atentos e ansiosos por mudanças de postura na Cultura… _______________________________________________________


TEATRO GIRANDOLÁ INICIA O ANO COM APRESENTAÇÃO NO SESC E EM INTENSO TRABALHO COM NOVOS PROJETOS


O Teatro Girandolá, da Cooperativa Paulista de Teatro, inicia seu ano de trabalho de forma intensa, preparando novo trabalho que deverá estrear no segundo semestre deste ano e iniciou as apresentações do espetáculo “Conto de Todas as Cores” no dia 28 de janeiro, no SESC Itaquera. Esta peça é o primeiro trabalho do grupo, estreou em 2008, cumpriu temporada em Santo André, no Teatro Conchita de Moraes e circulou por espaços culturais diversos, estabelecendo diversas parcerias.

Veja aqui a trajetória do Teatro Girandolá em 2008. No mês de maio, o grupo, ainda uma criança, completa seus dois anos de existência e pretende festejar com uma programação variada na cidade de Francisco Morato, além de inaugurar sua sede de trabalho e dar início a um Projeto através do qual receberá alguns grupos teatrais durante o ano para apresentações na cidade e troca de experiências.
________________________________________________________

AUDITÓRIO DON PACO CULTURAL VOLTARÁ À ATIVA COM REFORMA E PROGRAMAÇÃO ANUAL


O Auditório Don Paco Cultural, espaço situado no último piso do Shopping Casa Grande, tem sido atualmente uma das únicas opções (para não dizer a única) de espaço realmente disponível para o uso de grupos artísticos, tanto para ensaios como para apresentações. Neste ano a equipe responsável pelo Auditório pretende fazer circular no espaço uma programação anual de atividades culturais. Torcemos pelo sucesso da nova empreitada!
________________________________________________________

CANAL FUTURA ESTARÁ EM MORATO PARA FAZER MATÉRIA SOBRE A PRÓ-MORATO E SUA ORQUESTRA


Parece que a matéria que a TV Cultura realizou no ano passado com a Orquestra Experimental Pró-Morato gerou bons resultados, tanto que em breve será o Canal Futura que estará em Morato registrando o trabalho da Orquestra e da Associação Cultural Pró-Morato. Para saber mais acesse http://www.promorato.org.br/.

________________________________________________________

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA AVALIA SEU PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA E FAZ PROJEÇÕES PARA 2009


O Conselho de Cultura de Francisco Morato teve em 2008 o seu primeiro ano existência, sem dúvida, um ano marcado por intensas discussões, que mostraram para a comunidade e para o Poder Público que a atividade cultural não pode continuar a ser relegada à mero e simples “departamento de eventos”.
No dia 28 de janeiro (quarta-feira), o Conselho realizou sua primeira reunião Ordinária, as 19h, na Superintendência de Educação (R. Progresso, 370), reunião aberta a toda população, na qual pretendia receber seus novos membros indicados que representarão o Poder Público e também discutiu aspectos sobre a sua atuação no presente ano.
Leia aqui o histórico das atividades do Conselho de Cultura em 2008 e algumas ações correlacionadas. Até a data da reunião os membros por parte da Administração Pública não haviam sido indicados, assim como não sabíamos oficialmente quem era o representante pelo Departamento Municipal de Cultura.

_________________________________________________________

CIRANDA COR DE PRATA SE PREPARA PARA O CARNAVAL
A Ciranda Cor de Prata, grupo criado pelo cirandeiro pernambucano Seu Júlio ao lado de pessoas de Morato, se encontrará no dia 07 de fevereiro para organizar seu bloco de Carnaval, que desfilará ‘cirandeiramente’ por Morato e Franco durante o Carnaval. Quem quiser participar deverá comparecer no dia 07 de fevereiro, as 15h, no SENAI de Franco da Rocha.
_________________________________________________________

MPB AO VIVO – CHARLIS ABRAÃO EM CAIEIRAS
charlis7.2


O cantor Charlis Abraão estará com sua apresentação “Voz e Violão” no dia 07 de fevereiro, à partir das 20h30, no Sabor e Cia Café, em Caieiras-SP (Av. dos Estudantes, 150).

________________________________________________________

MANDE VOCÊ TAMBÉM SEU TEXTO, UMA IMAGEM, DESENHO OU QUALQUER OUTRA PRODUÇÃO PARA FINALIZAR NOSSO INFORMATIVO CULTURA MORATO!